Antes de começar precisamos entender um conceito mais, digamos básico e comum sobre a partir do qual podemos iniciar a conversa.

Podemos concordar que a arte é basicamente a expressão de ideias e sentimentos humanos por meio de recursos estéticos, dito isso. Podemos considerar o video-game uma expressão estética dos sentimentos humanos?

Video game parcialmente é arte?

Que o videogame é uma expressão estética não há duvidas. Mas quanto aos sentimentos humanos? Eles fazem parte do jogo?

Bem o sentimento humano poderia estar presente na interação entre o usuário e a obra, deste ponto de vista os games seriam capaz de proporcionar mais do que a própria arte no sentido erudito da palavra. O jogador esta vivendo todo o cenário e enredo desenhado para ser vivenciado, sempre como o protagonista da obra.

O video game só permite uma interpretação.

Este é um dos argumentos mais fortes sobre o questionamento sobre o status de arte dos games. Um quadro pintado por Salvador Dali certamente permite muitas interpretações e experiências visuais bem como seus filmes. Mas os filmes obedecem a roteiros!? Ainda assim são considerados arte?

Não citamos Salvador Dali em vão, suas obras são surrealistas e permitem ao interlocutor uma interpretação ampla.

Assim como em alguns jogos onde o jogador pode simplesmente entender como um mecanismo de controlar avatares na tela até realizar analises profundas sobre a nossa natureza como é possível ver na série The Last of Us o mesmo acontece com a arte.

A interpretação sempre é diferente para cada olhar

Talvez estejamos vivendo um momento em que a definição de arte precisa de ser abandonada. A própria definição faz com que a arte careça de rótulos.

Desta maneira poderíamos dizer livremente que a vida de uma pessoa foi uma obra de arte, mesmo sem que haja apelo estético. As vidas de Nelson Mandela e Gandhi foram uma obra de arte, alguém descordaria?


Não estamos comparando figuras históricas com video games, queremos apenas abrir uma provocação sobre o que entendemos sobre arte, para isso podemos recorrer a outro conceito menos simplório, “arte é aquilo que eleva o homem – Sem autor“.

Depende do seu ponto de vista e sensibilidade

Se o video game provocou em algum momento catarse ou te levou a refletir sobre questões importantes, pode considera-lo arte.

Se provocou momentos de alegria e diversão igualmente. Afinal a obra de Romero Britto segundo o próprio artista tem esta premissa (e isso não é para diminuir suas peças). Igualmente o video game é visual e divertido.

Compartilhe:

On Key

Conteúdo relacionado

O que é SKU?

Uma unidade de manutenção de estoque (SKU) é um código de barras digitalizável, mais frequentemente visto impresso em etiquetas de produtos em uma loja de varejo. A etiqueta permite que os fornecedores rastreiem automaticamente o movimento do estoque.

Continuar lendo »

O que é HUD?

Em jogos eletrônicos, o HUD é parte fundamental da experiencia através da qual o jogador é capaz de ver informações do seu avatar e se orientar no mapa.

Continuar lendo »

Video game é arte?

Este é um dos argumentos mais fortes sobre o questionamento sobre o status de arte dos games. Um quadro pintado por Salvador Dali certamente permite muitas interpretações e experiências visuais bem como seus filmes.

Continuar lendo »

Automação de vendas

Automação de vendas como o próprio nome diz é a automação de tarefas manuais e repetitivas por meio de web services ou similar. Através de uma inteligência artificial são criadas rotinas que ajudam no gerenciamento dos setores comerciais por meio de uma agenda pré definida.

Continuar lendo »

Sandman Série TV

Gaiman foi capaz de materializar substantivos como sonho, pesadelo, desespero entre outros em carne e osso como entidades que caminham e interagem com os humanos. A série é repleta de analises e diálogos profundos sobre a existência, auto importância e poder.

Continuar lendo »