Afinal qual é a diferença?

Nenhuma área cria tantos cargos e siglas novas quanto a área de tecnologia. Acreditamos que isso ocorra devido a adequação dos escritórios e modelos de produção. Quando estes modelos se tornam mais eficientes o mercado tende a adotar a pratica, e os profissionais envolvidos que “sofram” para entender onde se encaixam no novo quebra-cabeças.


Mas isso não é UX?

Não. O UX em alguns países atua separadamente do UI, digamos são dois profissionais um em cada área. Enquanto o profissional de UI lida com a tela e o usuário, o de UX estuda qual o caminho o usuário percorre durante a sua navegação, ambos lidam com a experiência do usuário porem o profissional de UI esta atento aos padrões visuais capazes de induzir o usuário a realizar o caminho planejado pelo profissional de UX. 

Design é Web Designer ou UI?

O assunto é delicado. Afinal o criativo é criativo em todas as áreas? A facilidade e consciência visual claramente todo o profissional inserido no contexto criativo das agencias e escritórios possuem. Mas e ai onde reside a diferença?

A reposta é não. A reposta é não. Quem é desenvolvedor e já encarou um projeto feito por um designer, sabe o quanto sofrida a missão. Não, um designer não pode ser um criativo em outras áreas subjacentes. A razão é simples um Web Designer, UI ou ainda Front-end, pasmem. Atuam com um conhecimento básico de programação, seria o mesmo que dizer que um bom ilustrador pode atuar com marcenaria. Um bom ilustrador pode se tornar um bom marceneiro e para isso é necessário formação profissional.

O questionamento não é sobre a relevância profissional de cada carreira, e sim sobre a capacitação e entendimento dos recursos disponíveis.

O designer esta apto a desenvolver elementos de repetição visual, estudos relacionados aos nós cromáticos que a empresa deve adotar, logomarca e toda a identidade da empresa através de um complexo guia institucional de marca.

A participação do criativo de design em briefings cujo o foco esta na interface do usuário é de estrema importância, pois ele deve verificar se o padrão da marca foi utilizado adequadamente, se nenhum dos elementos condizentes com as normas visuais da empresa foram quebrados ou estão transmitindo uma mensagem diferente da que deve ser entregue.

A reposta é não. Quem é desenvolvedor e já encarou um projeto feito por um designer, sabe o quanto sofrida a missão.

Como se tornar um profissional UI/UX?

Para iniciar na área é necessário formação formal. Mas como surgiu o primeiro UI/UX? Algum profissionais migram de setores dentro do quadro de funções existentes. Por exemplo um webmaster (como eram conhecidos os fullstacks a algum tempo), possuem conhecimento para migrar de área pois estão completamente envolvidos no contexto, assim podem facilmente transitar para o UX, por exemplo. Um profissional de designer que estudou programação de front-end se torna um bom UI.

E a questão psicológica?

Como o profissional avalia as emoções do usuário?

Para a maioria dos profissionais de TI as coisas funcionam baseado em lógica (com o perdão do trocadilho). Intuições e pesquisas que não sejam recentes são praticamente desconsideradas em todo o processo. As emoções dos usuários são avaliadas por sessões de acesso gravadas em vídeo, mapas térmicos e testes A/B. O Benchmark ou comportamentos observados em outras plataformas funcionam somente como “start”. Os dados importantes devem ser coletados a partir do próprio serviço.

Profissionais de UI/UX são especialistas em descobrir ou mesmo desenvolver ferramentas e fluxos de tabulação de dados capazes de orientar o projeto de modo continuo. 

Compartilhe:

On Key

Conteúdo relacionado

O que é SKU?

Uma unidade de manutenção de estoque (SKU) é um código de barras digitalizável, mais frequentemente visto impresso em etiquetas de produtos em uma loja de varejo. A etiqueta permite que os fornecedores rastreiem automaticamente o movimento do estoque.

Continuar lendo »

O que é HUD?

Em jogos eletrônicos, o HUD é parte fundamental da experiencia através da qual o jogador é capaz de ver informações do seu avatar e se orientar no mapa.

Continuar lendo »

Video game é arte?

Este é um dos argumentos mais fortes sobre o questionamento sobre o status de arte dos games. Um quadro pintado por Salvador Dali certamente permite muitas interpretações e experiências visuais bem como seus filmes.

Continuar lendo »

Automação de vendas

Automação de vendas como o próprio nome diz é a automação de tarefas manuais e repetitivas por meio de web services ou similar. Através de uma inteligência artificial são criadas rotinas que ajudam no gerenciamento dos setores comerciais por meio de uma agenda pré definida.

Continuar lendo »

Sandman Série TV

Gaiman foi capaz de materializar substantivos como sonho, pesadelo, desespero entre outros em carne e osso como entidades que caminham e interagem com os humanos. A série é repleta de analises e diálogos profundos sobre a existência, auto importância e poder.

Continuar lendo »