HUD design

HUD é a abreviação de Heads Up Display algo como “Tela de Alerta” em português

Em jogos eletrônicos, o HUD é parte fundamental da experiencia através da qual o jogador é capaz de ver informações do seu avatar e se orientar no mapa.

O HUD é exibido durante a parte na UI do game. Um bom projeto de de HUD contribui para que o usuário realize jogadas importantes. Mapas em miniatura alertas de direção e efeitos visuais pra sinalizar a saúde e ataques contra o avatar são algumas funções do HUD.

Uma característica do HUD é que ele precisa de existir no jogo, ser funcional porém não deve roubar a atenção do usuário durante a jogatina, passando praticamente desapercebido.

Alguns desenvolvedores oferecem ao próprio usuário a possibilidade de customização da Tela de Alerta.

O elemento facilita tanto para o jogador que certos jogos em níveis de dificuldade elevados oferecem um cenário sem orientação para o personagem dificultando a sua orientação durante a partida.

O HUD é o elemento que acompanhará o jogador do inicio ao fim das partidas sejam elas on-line no multiplayer ou no modo história.

As telas de alerta variam de acordo com o estilo do jogo. Mesmo os jogos que não exibem elementos o tempo todo na tela fazem uso do HUD ao sinalizar um item no cenário ou exibir a mudança de cor na tela em determinados momentos, passando ainda por efeitos sonoros em determinadas situações.

Jogos em primeira pessoa possuem um design de HUD diferente dos jogos em terceira pessoa como Horizon Zero Dawn por exemplo onde é o jogador pode visualizar na tela quando a personagem esta agachada, ao contrário de games como C.O.D que por serem em primeira pessoa precisam de sinalizar por meio do HUD quando o personagem muda de posição.

HUD dinâmico

Este tipo de HUD é muito interessante. Ele muda de acordo com a ambiente/necessidade do usuário. Em Death Stranding do Kojima os alertas nunca são exibidos aleatoriamente e possuem camadas, sendo que o usuário “chama” o HUD necessário a cada momento. 

Como criar um bom HUD?

Ao projetar um HUD nunca preencha demais a tela para que ele não se torne uma distração. Revise o seu projeto nas versões Alpha, se precisar refaça o HUD antes do lançamento do game para garantir que a experiencia do usuário UX seja completa. Tente entender quais elementos são realmente importantes para o cliente final. Imagine qual solução pode aprimorar a jogabilidade.

Compartilhe:

On Key

Conteúdo relacionado

O que é SKU?

Uma unidade de manutenção de estoque (SKU) é um código de barras digitalizável, mais frequentemente visto impresso em etiquetas de produtos em uma loja de varejo. A etiqueta permite que os fornecedores rastreiem automaticamente o movimento do estoque.

Continuar lendo »

O que é HUD?

Em jogos eletrônicos, o HUD é parte fundamental da experiencia através da qual o jogador é capaz de ver informações do seu avatar e se orientar no mapa.

Continuar lendo »

Video game é arte?

Este é um dos argumentos mais fortes sobre o questionamento sobre o status de arte dos games. Um quadro pintado por Salvador Dali certamente permite muitas interpretações e experiências visuais bem como seus filmes.

Continuar lendo »

Automação de vendas

Automação de vendas como o próprio nome diz é a automação de tarefas manuais e repetitivas por meio de web services ou similar. Através de uma inteligência artificial são criadas rotinas que ajudam no gerenciamento dos setores comerciais por meio de uma agenda pré definida.

Continuar lendo »

Sandman Série TV

Gaiman foi capaz de materializar substantivos como sonho, pesadelo, desespero entre outros em carne e osso como entidades que caminham e interagem com os humanos. A série é repleta de analises e diálogos profundos sobre a existência, auto importância e poder.

Continuar lendo »