O que é conteúdo duplicado?

 

Como o próprio nome diz, conteúdo duplicado é aquele que é exibido duas vezes. Na realidade o nome mais correto seria conteúdo clorado, pois basicamente, é definido por um mesmo conteúdo exibido em dois lugares diferentes.

O conteúdo duplicado pode impactar no resultado da SERP. Quando mecanismo de pesquisas se depara com conteúdos semelhantes em locais diferentes, ele precisa de definir qual versão é a mais relevante para a intenção de busca do usuário.

O problema é que o mecanismo de buscas precisa de “escolher” qual conteúdo será inserido e o seu “ranking”. Para os produtores de conteúdo o dano pode ser maior pois a decisão do algoritmo implica diretamente no volume de acessos orgânicos.

A pontuação de cada URL é reduzida. Pensar em um uma estratégia de construção links partindo de conteúdos de duplicados é um erro. O sistemas de buscas são diversos e mesmo quando ocorre a indexação em um deles, outros podem não indexar o mesmo conteúdo que esteja em um local diferente.

Cerca de 29% do conteúdo que temos na internet atualmente, corresponde a conteúdo duplicado. Se por um lado é ruim, por outro parece bom. Investir em conteúdo proprietário elimina na teoria praticamente 30% dos concorrentes.

 

O que é URL duplicada?

 

Simplificando uma URL duplicada pode ser aquela em que costa parâmetros de rastreamento, e estão diretamente ligadas a localização deste no endereçamento da página. Por exemplo: o retorno de um determinado ID atribuído a uma sessão de usuário.

Outro exemplo clássico de URL duplicada são versões de documentos para impressão, que podem inclusive conter conteúdo duplicado. 

Sites com versões não unificadas podem apresentar problemas de indexado devido a duplicidade de suas URLs, exemplo HTTP, HTTPS, WWW e não www.

 

Posso copiar conteúdo de terceiros?

 

Não! Além de imagens, textos de posts e videos. Páginas contendo informações de produtos, descritivos e similares devem ser recriadas. Criar uma cadeia de links baseadas no seu próprio conteúdo não aparentemente não gera problemas. Porém, se você possui uma loja on-line deve evitar este tipo ação.

Vários sites vendem o mesmo tipo de produto, se todos utilizam a mesma descrição, os conteúdos podem conflitar durante a leitura dos mecanismos.


Como posso fixar meu conteúdo?

 

O trabalho para corrigir conteúdo duplicado consiste basicamente em: localizar e corrigir.

Toda URL deve ser canônica um caminho simples para solucionar a questão pode ser um redirecionamento 301 utilizando o atributo “rel”.

Compartilhe:

On Key

Conteúdo relacionado

O que é SKU?

Uma unidade de manutenção de estoque (SKU) é um código de barras digitalizável, mais frequentemente visto impresso em etiquetas de produtos em uma loja de varejo. A etiqueta permite que os fornecedores rastreiem automaticamente o movimento do estoque.

Continuar lendo »

O que é HUD?

Em jogos eletrônicos, o HUD é parte fundamental da experiencia através da qual o jogador é capaz de ver informações do seu avatar e se orientar no mapa.

Continuar lendo »

Video game é arte?

Este é um dos argumentos mais fortes sobre o questionamento sobre o status de arte dos games. Um quadro pintado por Salvador Dali certamente permite muitas interpretações e experiências visuais bem como seus filmes.

Continuar lendo »

Automação de vendas

Automação de vendas como o próprio nome diz é a automação de tarefas manuais e repetitivas por meio de web services ou similar. Através de uma inteligência artificial são criadas rotinas que ajudam no gerenciamento dos setores comerciais por meio de uma agenda pré definida.

Continuar lendo »

Sandman Série TV

Gaiman foi capaz de materializar substantivos como sonho, pesadelo, desespero entre outros em carne e osso como entidades que caminham e interagem com os humanos. A série é repleta de analises e diálogos profundos sobre a existência, auto importância e poder.

Continuar lendo »