Como acontece o processo criativo?

O processo criativo acontece o tempo inteiro, a cabeça de um artista visual é frenética. Poucos artistas visuais, designers, ilustradores são capazes de alcançar o reconhecimento neste mercado que envolve muita vaidade e capacidade de tornar uma obra vendável antes de sua produção. Via de regra a arte é exposta, então alguém interessado consome esta peça. Profissionais de designer e criativos do mercado publicitários atuam na contramão das ideias.

Tarifas e design

Muitas vezes criativos se vem frustrados em suas carreiras. Algumas vezes suas peças não são aprovadas ou são reprovadas por outro criativo que ocupa um cargo superior naquele momento.

Profissionais de criação precisam ser habilidosos para captar aquilo que quem aprova a peça publicitária ou interface deseja e ainda devem ser capazes de incluir no trabalho sua identidade aquilo que o torna único e ponderar sobre a eficiência do projeto quando a pessoa que ira aprova-lo possui ideias desconexas e pouco funcionais.

Existe regra para arte?

Sim. São muitas as regras matemáticas e estéticas que dão o tom de um projeto. Uma marca direcionada a um supermercado varejista direciona a classe A responde a um determinado público, se for criada de modo arbitrário pode espantar o consumidor mais sistemático.

É importante entender que embora existam vários criativos disponíveis no mercado a maioria deles é pouco qualificada para executar o trabalho esta é uma triste verdade. Mas para uma empresa se destacar no mercado infelizmente outras precisam ser “engolidas”, é a regra do capitalismo.

Portfólio?

Alguns criativos atendem a uma imensa de clientes e são capazes de executar vários trabalhos. Utilizando uma receita básica, a de entregar aquilo que o cliente quer ignorando um pouco do próprio conhecimento se o projeto possui aplicabilidade ou não. Se funciona ou só existe. E isso vale para designers de experiencia e produto.

Este mecanismo de trabalho em certa medida gera portfólios fracos. Fazendo com que o profissional seja menos valorizado. 

Qual é o método?

Em plataformas como Workana, Fiever e em contratos de agencias de publicidade e escritórios de designer todo projeto possui um número limitado de revisões.

O melhor caminho é o do meio

O bom senso é a melhor alternativa para equilibrar o que o cliente deseja e o designer possui de conhecimento para ponderar, no fundo para a maioria dos criativos o trabalho consiste em ponderar.

Cisne negro e tabula rasa

Alguns clientes e contratantes contratam os profissionais pelo que são e pela sua capacidade produtiva. E estes são os verdadeiros projetos onde o profissional deve se debruçar e trabalhar usando tudo o que sabe e todo o seu esforço criativo. 

Compartilhe:

On Key

Conteúdo relacionado

O que é SKU?

Uma unidade de manutenção de estoque (SKU) é um código de barras digitalizável, mais frequentemente visto impresso em etiquetas de produtos em uma loja de varejo. A etiqueta permite que os fornecedores rastreiem automaticamente o movimento do estoque.

Continuar lendo »

O que é HUD?

Em jogos eletrônicos, o HUD é parte fundamental da experiencia através da qual o jogador é capaz de ver informações do seu avatar e se orientar no mapa.

Continuar lendo »

Video game é arte?

Este é um dos argumentos mais fortes sobre o questionamento sobre o status de arte dos games. Um quadro pintado por Salvador Dali certamente permite muitas interpretações e experiências visuais bem como seus filmes.

Continuar lendo »

Automação de vendas

Automação de vendas como o próprio nome diz é a automação de tarefas manuais e repetitivas por meio de web services ou similar. Através de uma inteligência artificial são criadas rotinas que ajudam no gerenciamento dos setores comerciais por meio de uma agenda pré definida.

Continuar lendo »

Sandman Série TV

Gaiman foi capaz de materializar substantivos como sonho, pesadelo, desespero entre outros em carne e osso como entidades que caminham e interagem com os humanos. A série é repleta de analises e diálogos profundos sobre a existência, auto importância e poder.

Continuar lendo »