Qual é o problema do WordPress?

O CMS mais famoso do mundo também é alvo de polemicas. De um lado desenvolvedores mais metódicos apontam as tradicionais falhas de segurança devido o volume de plugins produzido por desconhecidos e a variedade de hacks para atacar a plataforma devido a sua popularidade.

Do outro lado temos desenvolvedores menos tradicionais que só enxergam os benefícios da plataforma, tais como alta capacidade de indexação em resultados de pesquisas facilidade de operação, atualização e perfeita resposta de tela.

O que é o WordPress?

Trata-se de CMS – Content Mangement System. Em tradução direta Sistema de gerenciamento de conteúdo. Como a própria sigla diz, é um sistema que ajuda a gerenciar as informações da página como trocar imagens, banners, inserir publicações e editar textos.

O WordPress vai além permite por meio de aplicações ajustes complexos de SEO, segurança e até a própria criação do site.

Criação do site em WordPress? Sim! É possível criar um site inteiro, loja on-line e até mesmo aplicativos com uma certa limitação. 

Mas qual é o problema do WordPress?

Por se tratar de uma ferramenta extremamente popular, cujo 80% (segundo FWA) fazem uso da tecnologia, e cerca de 68% (segundo WordPress site oficial). Tem-se a ideia de que é uma ferramenta de operação extremamente fácil e intuitiva. E de fato “é” (aspas).

Diferente de programar um site ou aplicação visualizando o código diretamente, o WordPress permite uma resposta rápida a quem começa a utiliza-lo por conta própria. Porém, logo vem a frustração tando do desenvolvedor quanto do cliente. E por que isso acontece?

Apesar de ser uma plataforma de fácil acesso, devemos entender o WordPress como uma ferramenta. Um desenvolvedor  mais experiente entende o que o WordPress esta processando, como age por trás dos bastidores, no back-end/front-end. De maneira que é capaz de solucionar problemas e criar soluções por meio da lógica de programação.

Como descrito no inicio do artigo o WordPress é apenas uma maneira de gerir o conteúdo do seu site. Imaginar que construir um site em WordPress é algo simples e corriqueiro é no mínimo ingênuo. Vender um projeto que fará uso do WordPress sem conhecer a plataforma pode ser algo perigoso tanto para quem oferece quanto para quem compra o produto.

Qual é a melhor alternativa para criar um site em WordPress?

Vamos desconsiderar o caso de desenvolvedor que já possui experiencia em alguma linguagem de programação. Neste caso a adaptação ocorre de modo fluido, onde basicamente utilizar ou não o WordPress é uma questão de escolha.

Se você é um empreendedor ou alguém que deseja prestar o serviço de desenvolvimento de sites/aplicações em WordPress. É necessário entender a plataforma por completo, estudar linguagens como o .php e java são diferenciais importantes, bem como entender um pouco sobre banco de dados e infraestrutura para escalonar o serviço de host da sua página.

Contratando uma empresa para
desenvolver um site em WordPress

Se você deseja desenvolver um site em WordPress ou realizar a transição do site atual para esta linguagem é necessário cuidado na hora de escolher o seu fornecedor, solicite um portfólio on-line portfólios de imagens sem domínios ativos onde você possa verificar se o seu fornecedor realmente é capaz de desenvolver um bom trabalho pode resultar em um projeto insatisfatório.

A 7m é uma empresa com 28 anos de mercado (uma das mais antigas em atividade) pronta para atendê-lo, oferencendo as melhores práticas de desenvolvimento. A 7m atua no mercado Web desde a época das antigas BBSs (Bulletin Board System), basicamente a precursora da internet. Além de contar com infraestrutura própria para hospedar o seu site e realizar reuniões de levantamento sem custos adicionais.  Confira abaixo um time lapse de um desenvolvedor experiente trabalhando um uma das páginas de um site do wordpress.

Compartilhe:

On Key

Conteúdo relacionado

O que é SKU?

Uma unidade de manutenção de estoque (SKU) é um código de barras digitalizável, mais frequentemente visto impresso em etiquetas de produtos em uma loja de varejo. A etiqueta permite que os fornecedores rastreiem automaticamente o movimento do estoque.

Continuar lendo »

O que é HUD?

Em jogos eletrônicos, o HUD é parte fundamental da experiencia através da qual o jogador é capaz de ver informações do seu avatar e se orientar no mapa.

Continuar lendo »

Video game é arte?

Este é um dos argumentos mais fortes sobre o questionamento sobre o status de arte dos games. Um quadro pintado por Salvador Dali certamente permite muitas interpretações e experiências visuais bem como seus filmes.

Continuar lendo »

Automação de vendas

Automação de vendas como o próprio nome diz é a automação de tarefas manuais e repetitivas por meio de web services ou similar. Através de uma inteligência artificial são criadas rotinas que ajudam no gerenciamento dos setores comerciais por meio de uma agenda pré definida.

Continuar lendo »

Sandman Série TV

Gaiman foi capaz de materializar substantivos como sonho, pesadelo, desespero entre outros em carne e osso como entidades que caminham e interagem com os humanos. A série é repleta de analises e diálogos profundos sobre a existência, auto importância e poder.

Continuar lendo »