Técnicas de redação para SEO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
5/5

Descubra dicas e técnicas de redação para SEO. 

Se você é um redator ou criador de conteúdo, este post será muito útil para melhorar a sua redação ou mesmo rever alguns conceitos.

SEO e conteúdo caminham juntos;

Sem SEO, o seu conteúdo pode ir para as últimas páginas dos resultados da pesquisa, perdendo tráfego e engajamento. De igual maneira, sua classificação na primeira página pode te empurrar para as últimas páginas se o conteúdo após o clique for ruim. Por este motivo o equilíbrio entre SEO e conteúdo rico é essencial. Confira algumas dicas sobre como escrever conteúdo otimizado para sites de buscas e ao mesmo tempo interessante para o seu usuário.

Dicas de Redação SEO para criar um conteúdo profissional

1. Escreva primeiro para o seu público;

Parece fácil, mas muitas empresas produzem conteúdo pelas razões erradas. Escreva um conteúdo que atenda aos interesses do seu mercado-alvo ou responda às perguntas deles. Nem todas as postagens precisam ser sobre seu produto ou serviço, mas todas elas devem estar relacionadas ao seu setor. Para ganhar notoriedade na internet a sua empresa precisa ganhar autoridade como uma especialista em seu segmento, escrevendo conteúdo interessante e informativo, faça isso melhor do que seus concorrentes, e nunca mais você precisará cruzar a linha das promoções e batalha de preços. 

2. Mantenha tudo sob o mesmo domínio;

Obtenha o crédito e o tráfego que seu site merece, mantendo o conteúdo original em seu próprio nome de domínio. Isso significa que, se você tem um blog, opte por não receber o WordPress ou o Blogger e hospede o blog em uma subpasta em seu próprio domínio (por exemplo: www.suaempresa.com/blog). Sempre que você tiver a oportunidade de exibir outras formas de conteúdo original, como vídeos, infográficos ou Whitepapers, certifique-se de incorporá-las ao seu site e compartilhá-las a partir daí. 

3. Faça chamadas que atraiam o usuário;

Nos títulos, você tem uma quantidade muito curta de texto para atrair o usuário. Portanto, não subestime o poder de um título eficaz! Escreva títulos claros, interessantes e utilize palavras-chave valiosas. Para desenvolver uma boa chamada, verifique se suas meta descrições são interessantes e coniventes com o tópico do seu artigo. Lembre-se de que o título e a meta descrição são os que aparecem nos resultados da pesquisa, então trabalhe duro em ambos! 

4. Use frases ricas em palavras-chave;

Use frases relevantes e ricas em palavras-chave em seus títulos, chamadas e em todo o seu conteúdo para que seus leitores e os mecanismos de pesquisa saibam sobre o que é a sua publicação. Mas cuidado, muitas palavras-chave podem resultar em penalidades nos mecanismos de pesquisa devido ao seu volume. Use palavras-chave de forma cuidadosa e moderada, mantendo o texto o mais natural possível. Além de usar palavras-chave em todo o corpo da sua postagem, aproveite as tags do blog marcando algumas palavras-chave relevantes para cada postagem; a maioria dos blogs gerais possui recursos de marcação já incorporados. 

5. Estruture suas postagens;

O conteúdo da sua postagem pode ser ótimo, mas pode ser facilmente perdido em um formato desorganizado e ineficiente. Dividir seu conteúdo em parágrafos menores com títulos facilita uma leitura que manterá seus leitores envolvidos. Para os mecanismos de pesquisa, a organização de back-end também é fundamental. Usar uma hierarquia de tags adequada ao rotular manchetes (H1 para títulos, H2 para legendas) é importante para manter um artigo bem estruturado. 

6. Incorpore imagens;

Faça o seu conteúdo parecer uma imagem! As pessoas são visuais. Adicionar uma imagem junto com o seu blog pode causar uma grande impressão. Você possui uma conta no Pinterest? Além de promover seus blogs em outros canais de mídia social, também é possível fixar postagens com imagens, adicionando outro caminho para o tráfego do seu site. 

7. Impulsione o conteúdo com as mídias sociais;

A mídia social é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a aumentar o alcance do seu conteúdo e promover o compartilhamento. Publique cada novo artigo em sites de mídia social e fóruns, usando descrições atraentes e uma frase de chamariz. 

O poder das mídias sociais está no compartilhamento, é importante ter botões de compartilhamento em seu blog. Se você deseja ter mais controle de como seus links aparecem quando são compartilhados, a implementação de Twitter Card para Twitter ou Open Graph Protocol para Facebook pode aumentar seus links compartilhados e ajudar a aumentar as taxas de cliques. 

8. Implemente o Google Authorship;

O Google Authorship é uma maneira rápida e fácil de vincular o conteúdo a um determinado autor. Tudo o que você precisa é de uma conta do Google+. Como resultado, seus artigos aparecem como rich snippets nos resultados da pesquisa, com a foto do autor e o título do artigo. A autoria do Google é excelente para promoção pessoal, mas também pode aumentar a taxa de cliques dos seus artigos. 

9. Link building faça isso de modo natural; 

O desenvolvimento de links percorreu um longo caminho desde os dias de compra de espaço e link farms, mas os links ainda são um importante fator de classificação para o SEO. A vinculação a seus próprios artigos ou site em sua postagem garante um link para seu site se o artigo for escolhido por outro site. Se você for criativo com outros tipos de conteúdo, como infográficos e vídeos, adicionar um código de incorporação ao seu site ajuda a promover o compartilhamento de conteúdo e também adiciona um link à fonte original. Criar um ótimo conteúdo ajuda a aumentar a compartilhamento e a probabilidade de outros sites se vincularem a ele, por isso busque qualidade! 

10. Monitore sua atividade; 

Fique por dentro do seu conteúdo, monitorando seus esforços. O Google Analytics é uma maneira fácil e gratuita de acompanhar as visualizações da página e o tempo médio gasto em uma página. Verifique coisas como a taxa de rejeição e o tempo no site para ter uma idéia de como os usuários interagem com seu site depois de acessar seu conteúdo. Se você observar uma alta queda, além do baixo tempo médio gasto na página, isso indica que seu conteúdo não era relevante para o que estava procurando ou, pior, não era interessante. Além disso, dê uma olhada no número de interações sociais (compartilhamentos, curtidas etc.) para ter uma idéia da “viralidade” da sua postagem. Observar essas métricas simples pode dar uma boa idéia de quais partes do conteúdo são bem recebidas e curtidas, para que você possa replicar esse tipo de conteúdo no futuro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
On Key

Conteúdo relacionado

TikTok 0 views

São vários os motivos pelos quais as visualizações no TikTok travam. Por exemplo: Se o seu vídeo anterior não obteve muitas visualizações ou talvez você tenha feito algo que a plataforma considere uma ação indesejada.

Continuar lendo »