Automação de vendas como o próprio nome diz é a automação de tarefas manuais e repetitivas por meio de web services ou similar. Através de uma inteligência artificial são criadas rotinas que ajudam no gerenciamento dos setores comerciais por meio de uma agenda pré definida.

Vantagens

A automação do e-mail marketing proporcional ganho de tempo devido a capacidade de processamento dos servidores é possível comunicar rapidamente com os leads os mantendo aquecidos no momento em que eles entram na base da dados.

Por ser um algoritmo computacional é possível mensurar os dados de modo exato fornecendo assim dados importantes para os gestores de setor.

O tempo de resposta por interação do usuário é menor. Exemplo: o usuário solicita um contato através do site neste momento alguns sistemas preenchem o hiato de comunicação enviando um e-mail de aquecimento para o lead, algumas vezes proporcionando ao usuário um serviço de inscrição onde um especialista começa a “trackear” a atividade do lead.

O preenchimento dos hiatos de comunicação são extremamente importantes pois mantem o lead interagindo com a marca ao invés de entrar em contato ou pesquisar concorrentes até o momento em que um consultor possa realizar a comunicação de vendas.

Outra vantagem é a redução do quadro de funcionários e custos uma pequena equipe é capaz de lidar com as ferramentas de automação e vendas.

A automação trabalha 24 horas. Com uma boa estratégia e rotinas bem desenhadas é possível manter os leads aquecidos e reduzir a perda de dados.

Desvantagens

Parte da operação não esta livre do esforço humano, é preciso que o setor comercial esteja 100% sincronizado com as ferramentas de vendas automáticas e relacionamento. O setor de vendas estando aparelhado e contando  especialistas, mesmo sendo um pequeno setor, proporciona volume de vendas maior e mais negócios que os setores com muitos funcionários, pouco ágeis e sem recursos para manter os leads aquecidos.

Algumas empresas optam por verdadeiras estratégias que combinam automação de vendas, softwares de relacionamento – CRM e chat bots para respostas rápidas. Isso pode impactar em um custo de implementação um pouco levado no primeiro mês de ativação.

Outra desvantagens é que facilmente o empresário pode cair na tentação de enviar e-mails de modo massivo sem que as mensagens estejam ligadas a algum contexto importante para o usuário. Desta maneira o usuário começa a ter um percepção negativa da marca. Ferramentas como o Mautic (open source) possuem gatilhos capazes de conduzir o usuário de modo correto durante a interação do mesmo com a marca. 

Enriquecimento de Leads

Seus leads são ricos? O que acontece após uma venda perdida? Você trabalhar o remarketing da maneira correta ou só executa a mesma estratégia de vendas que deu errado para o mesmo lead? Estas perguntas levaram a crise do marketing e da comunicação de modo geral logo após o estouro da bolha das .com onde grandes ferramentas abriram suas plataformas para agencias de publicidade e público final.

As empresas de TI são melhores para responder este tipo de questão ou mesmo criar índices capazes de parametrizar e gerar resultados tabulados sobre os quais podemos entender melhor o comportamento do consumidor e trabalhar o retargeting.

No vale do silício já existe a algum tempo uma grande movimentação contas publicitárias para empresas de tecnologia com foco em solução de vendas e engenharia social.

Na era da informação quanto mais profundo mais vale o lead. Gigantes como Facebook/Meta possuem dados sobre o usuário nunca antes vistos como, localização geográfica, distância percorrida, inclinação política e religioso, gostos relativos a moda e comportamento ciclo de amizade, assuntos sobre os quais o lead mais fala, listas de desejos e dados que preencheriam facilmente em duas ou três páginas. Não é atoa que aparentemente a empresa foi anexada a um processo internacional junto a Cambridge Analítica.

Cavar fundo as informações sobre cada lead além de inteligente é necessário em um época onde a maioria dos empreendedores buscam quantidade. Fugir da aquisição de dados comuns como nome, telefone e e-mail proporciona qualidade de lead e volume alto de conversão. 

Compartilhe:

On Key

Conteúdo relacionado

O que é SKU?

Uma unidade de manutenção de estoque (SKU) é um código de barras digitalizável, mais frequentemente visto impresso em etiquetas de produtos em uma loja de varejo. A etiqueta permite que os fornecedores rastreiem automaticamente o movimento do estoque.

Continuar lendo »

O que é HUD?

Em jogos eletrônicos, o HUD é parte fundamental da experiencia através da qual o jogador é capaz de ver informações do seu avatar e se orientar no mapa.

Continuar lendo »

Video game é arte?

Este é um dos argumentos mais fortes sobre o questionamento sobre o status de arte dos games. Um quadro pintado por Salvador Dali certamente permite muitas interpretações e experiências visuais bem como seus filmes.

Continuar lendo »

Automação de vendas

Automação de vendas como o próprio nome diz é a automação de tarefas manuais e repetitivas por meio de web services ou similar. Através de uma inteligência artificial são criadas rotinas que ajudam no gerenciamento dos setores comerciais por meio de uma agenda pré definida.

Continuar lendo »

Sandman Série TV

Gaiman foi capaz de materializar substantivos como sonho, pesadelo, desespero entre outros em carne e osso como entidades que caminham e interagem com os humanos. A série é repleta de analises e diálogos profundos sobre a existência, auto importância e poder.

Continuar lendo »